sexta-feira, setembro 16, 2005

Ai a piadinha tã gira

É por estas, e também por outras, que eu prefiro nem ver facturas, designadamente, descrições, porque por vezes, apanham-se (gotcha!!!) digamos... surpresas.

Ora fiquei a saber que se comprar um cd, por acaso regravável e de 700Mb, por € 1,12, cerca de € 0,14 vão direitinhos para a SPA (Sociedade Portuguesa de Autores), sob o autoritário título de "Direitos de Autor". Isto tudo claro, fundamentado pela lei 50/2004 do código do direito de autor, que não vou transcrever, até porque tem 228 artigos, e este blog para mim é muito bonito, mais que não seja porque é meu. O que interessa mesmo é o desmembramento do preço em duas parcelas: um valor para a Sony, neste caso, e outra fasquia para essa reconhecidamente generosa instituição que é a SPA.
Então, "façamos um supônhamos": eu comprei este cd para arquivar as minhas fotografias, que são muito minhas, tiradas a mim própria, pela artista que eu não sou porque não estou registada como tal, com a minha máquina que é minha e não devo nada a ninguém, tenho que pagar direitos de autor porquê? "pruquê" se a autora de tais obras, ou não, sou eu mesma?
Será que se me registar como autora (por exemploS, de fotos) revejo este 14 cêntimozitos? (Que tanta falta me fazem, até porque os autores, seja do que fôr, são muito mal pagos por estes lados?)
É que esse dignificante registo custa-me à volta dos 25 Eurozitos, e se eu tirar muuuuitas fotos a mim própria ainda ganho uns trocos. Resta-me saber quantos desses 14 cents. me chegam à conta ... da autoria das minhas acções...
A vantagem de saber semelhante novidade é que, quando descarrego um albúm de música inteirinho, da net, e gravo num cd, estou a pagar direitos de autor, portantoS, a praticar um acto absolutamente lícito. Ai que giro! Pluff!


Sem comentários: