quarta-feira, janeiro 18, 2006

Pois, nunca assim foi e nunca assim será

A nova ???? lei da rádio, aprovada na Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, prevê que as rádios nacionais passem entre 25 a 40 por cento de música portuguesa na sua programação.
De acordo com o Diário de Notícias (DN), a quota será estipulada anualmente pelo Governo e deverá ser aplicada entre as 07h00 e as 20h00. ...


Volta e meia, e como se não houvesse mais nada para fazer em rádio, lembram-se de mexer nas quotas de rodagem de musica portuguesa.
Nunca cumpri nenhuma das quotas impostas pela Lei. Simplesmente porque, mesmo que quisesse, não há música interpretada em língua portuguesa que chegue para cumprir a quota. Obviamente que estou a considerar música com qualidade. E não estou a pôr a hipótese de rodar todos os dias a mesma coisa.
Já não era possível cumprir a Lei nos anos 80, nem nos 90. E este "novo" século também não tem sido muito generoso. É claro que há muito boa produção nacional. Mas há também cada vez mais bandas portuguesas a compôr em inglês e essa pelos vistos conta em menor percentagem.

Mas para as rádios que passam o mais piroso que os instrumentos musicais e voz de cana rachada podem juntar num só disco até é bom. A ver se entram nos eixos e começam a passar realmente música. Nem que seja 60 a 75% da programação, das 07:00 ás 20:00. Esses é que eu gostava de ver multados.

4 comentários:

t. disse...

Então porque é que não obrigam tb a quotas de filmes a passar na Tv ou no cinema?

River disse...

Diz a sabedria popular e bem... "O que vale é a intenção..."

Sabes que tb fiz (e ajudei a fundar) uma rádio local???
Estive ligada aprox. 10 anos! :)

bjs.mts!!!

Silver disse...

Olha Tita, isso é que era. 100% de telenovelas da treta entre as 3 e as 4 da manhã. Ninguém sofre de insónia aqui, não? Bjinhes linda

River, que giro. eu fiz rádio durante 16 anos da minha vidinha (animação de programas) e ajudei a fundar uma, mas essa já afundou. ;)
muitos bjinhes

AlmaAzul disse...

Só olho para isso como menos uma liberdade social...

***azuis